[TOP 5] Filmes e livros – 2ª Guerra Mundial – Nazismo

Hoje, vamos falar de filmes e livros com a temática da Segunda Guerra Mundial e Nazismo. Mas antes, vamos ter uma pequena lembrança do que foi cada uma dessas coisas.

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências.Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto que foi o conflito mais letal da história da humanidade resultando entre 50 a 70 milhões de mortes.

O Nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como Nacional-Socialismo, foi a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945. Esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich.

1- O menino do pijama listrado

Livro: Escrito por John Boyne, 2007.

Filme: Ficção. Dirigido por Mark Herman, 2008.

Tanto o livro quanto o filme contam a história do menino Bruno, de nove anos que tem um pai militar nazista. Ele e sua família se mudam para uma casa para perto do novo trabalho de seu pai, em um campo de concentração. Como o local dessa nova casa é vazio, sem nada para fazer, sem diversão, Bruno fica entediado, logo começa a explorar, e faz amizade com um menininho, Shmuel, um judeu, preso no campo de concentração.

2- O diário de Anne Frank

Livro: Escrito por Anne Frank, editado por Otto Frank, 1947.

Filme: Biografia. Dirigido por Jon Jones, 2009.

O diário conta a história da garota de 13 anos, Anne Frank, e os anos em que passou exilada em um abrigo para judeus com seus familiares e uns desconhecidos, se escondendo dos Nazistas na Holanda. O livro foi editado por seu pai, pois muitas coisas Otto preferiu ocultar por serem muito pessoais e polêmicas como a possível bissexualidade de sua filha.

3- A menina que roubava livros

Livro: Escrito por Mark Zusak, 2005.

Filme: Ficção.Dirigido por Brian Percival, 2013.

A história de Liesel Meminger, uma garota recém orfã que vai morar na casa de dois alemães, Rosa Hubermann e Hans Hubermann, em plena Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. A garota começa com um hobbie peculiar que éroubar livros alheios, sendo da biblioteca do prefeito, até mesmo livros proibidos pelo Partido Nazista em fogueiras. Demoraram muitos anos até a Fox produzir o filme, que “comeu” metade do livro, o que deixou a desejar, mas a fotografia foi excelente.

4- A queda! e Até o fim

Livro: Escrito por Traudl Junge, 2003.

Filme: Biografia. Dirigido por Oliver Hirschbiegel, 2004.

O livro conta a história da convivência da secretária Traudl Junge com Adolf Hitler, durante seus últimos dias de vida. Em seguida, houve uma adaptação desse livro, com imagens reais de relatos da mesma.

5- O pianista

Livro: Escrito por Władysław Szpilman, 1945

Filme: Biografia. Dirigido por  Roman Polanski, 2002.

Após anos de sofrimento na guerra Wladyslaw  um famoso pianista polônes, escreveu esse livro com relatos do que vivenciou e passou na Segunda Guerra, ele foi um sobrevivente do holocausto. Filme vencedor de 3 Oscars.

Anúncios

2 pensamentos sobre “[TOP 5] Filmes e livros – 2ª Guerra Mundial – Nazismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s