[Resenha] Extraordinário – R. J. Palacio

Olá, como estão? Fazia tempo que eu queria fazer resenha desse livro aqui, então vamos lá?

Autor: R. J. Palacio

Editora: Intrínseca

Páginas: 320

Ano: 2013

 

112722956_1GG

Minha mãe me abraçou mais apertado, se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça. – Eu que agradeço, Auggie – respondeu ela. – Pelo quê? – Por tudo o que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. Inclinou-se de novo e sussurrou em meu ouvido: – Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário.

 

 

 

August Pullman (Auggie) nasceu com uma doença rara. Trata-se de uma síndrome genética que lhe causou uma séria deformidade no rosto, ainda quando estava no útero de sua mãe. Por conta disso, desde muito pequeno, ele teve que ser submetido a várias cirurgias e cuidados médicos extremos. Devido a isso, Auggie nunca tinha frequentado uma escola antes. Sua mãe era a responsável por suas aulas… até agora. Quando chega o momento disso tudo mudar, ele tem plena consciência de que não será nada fácil começar o quinto ano em um colégio, onde terá que lidar com outras crianças. Auggie terá como tarefa, provar a todos, que apesar de possuir um rosto diferente dos outros, ele é um menino que também possui sonhos.

 

extraordinario-frase

 

 

Extraordinário é mais que um simples livro, ele é um vendaval de emoções, repleto de sentimento. É praticamente impossível não se entregar a história criada pela autora. Cada linha, cada capítulo parece ter sido delicadamente escrito. A narração é um dos pontos que mais gosto dessa obra, pois apesar dela seguir em 1° pessoa, ela é intercalada entre Auggie, seus familiares e amigos. Dessa maneira o livro passou uma visão bem ampla de tudo que acontecia ao redor. O interessante, é que toda vez que ocorria esse revezamento entre personagens e eu me acostumava com determinado narrador – quando eu menos esperava – a bola era passado para outro, e isso me matava de curiosidade para saber a conclusão de seus pensamentos. Essa fórmula resultou em manter a história bem instigante, prendendo totalmente minha atenção. Foi impossível ler esse livro e não me acabar em lágrimas. Sou incapaz de expressar tudo que eu senti lendo Extraordinário, pois o tema abordado é extremamente tocante, o que me deixa muito emocionada. A história de Auggie é mais comum na nossa realidade, do que imaginamos (já passei por coisa semelhante). Nós sabemos que a sociedade e as pessoas são cruéis. A “perfeição” é uma regra a ser seguida. Se alguém não está dentro desse padrão, arca com as consequências, infelizmente. Eu conheci um “Auggie” e ele foi – e sempre será – uma das pessoas mais especiais que conheci nessa vida. A autora nos faz enxergar além do rosto de uma pessoa, ela nos faz ver o que há por dentro, os mínimos detalhes.  Com uma escrita simples, porém envolvente, a carga de emoção é visível nesse livro. Apesar de R. J. Palacio explorar muito bem o mundo de Auggie, ela não o coloca como coitadinho para causar pena ao leitor. Ela mostra suas dificuldades ao se deparar com o mundo, mas seu personagem não fica se depreciando. Como qualquer ser humano, ele acaba questionando a sua condição, mas felizmente ele possui uma família muito amorosa e atenciosa que lhe dá forças para lidar com as dificuldades da vida.

 

 

extraordinariotopo

 

Cada personagem é muito bem construído e marcante,isso dificulta e muito na hora de escolher qual é o meu favorito! Auggie é com certeza um dos protagonistas mais encantadores que já conheci. Ele é doce e carinhoso e dono de um humor contagiante  e único, sem contar que é fã de Star Wars ❤. E como eu também amo a série, esse detalhe fez toda a diferença.  Os pais de Auggie são super protetores, tanto com ele, quanto com a sua irmã Via, mas isso não parece incomodá-los tanto. O pai nunca perde uma oportunidade para fazer uma piada, é tão engraçado quanto o filho. A mãe é como a maioria delas, que sempre age como se estivesse fazendo a coisa certa para proteger os filhos, mas que muitas vezes acaba por fazer mer… Via (AMO ESSA PERSONAGEM) é uma adolescente que enfrentar qualquer um que ouse a se meter com seu irmão.

Cada um deles é demasiadamente importante. Summer e Jack desempenham um grande papel na vida de Auggie. Sou suspeita para falar deles, já que eles me cativam desde o início. Justin, o namorado de Via é um tanto peculiar, mas é amável e protetor. Miranda tem um lado estranho, mas no fundo ela tem um bom coração e adora a família Pullman. E eu não poderia deixar de citar o professor de inglês de Auggie: Sr. Browne. Ele ensinou muito aquelas crianças com seus preceitos durante o ano letivo. Foi indispensável na história. O que posteriormente virou livro também, intitulado 365 dias Extraordinários! O livro de R. J. Palacio é condizente ao título: EXTRAORDINÁRIO. Posso ficar aqui elogiando e falando POR HORAS, e ainda não será suficiente. Esse livro é um dos meus queridos!

Acho que o dia mais feliz da minha vida foi o dia em que a autora respondeu o meu e mail. Pois como o Auggie eu sei como é alguém julgar você pelo rosto. Fui vitima de bullying da 4ª a 8ª série. Contei isso a R. J. e disse que o livro me ensinou a superar o bullying… e ela respondeu isso, o que me deixou imensamente emocionada.

 

IMG_20150323_165802

:’)

 

 

 

Algumas citações:

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”
“Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida.”
“A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força.” (Sinto cheiro de Star Wars)
Nota: 5 estrelas pois não posso dar 10!
images

 

4 pensamentos sobre “[Resenha] Extraordinário – R. J. Palacio

Deixe um comentário

