[Resenha] A Lista Negra – Jennifer Brown

Nem deu tempo de sentir minha falta né gente?

Autor: Jennifer Brown

Editora: Gutenberg/ Grupo Autêntica.

Páginas: 272

Ano: 2012

 

Livros-Bullying-003

 

 E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? É ISSO MESMO QUE VOCÊ LEU.

O bullying é um termo recente, porém presente na vida das pessoas desde muito tempo. Esse livro retrata o bullying de um ponto de vista diferente, mas único. Valerie e Nick sabem bem como é isso. Eles são alvos de brincadeiras. Nick é magricela e Valerie se veste sempre de preto, e isso já é motivo suficiente para ambos serem considerados os famosos “losers”.

O que a principio era apenas uma brincadeira, chegou a um ponto absurdo. Val e seu namorado fazem um acordo sigiloso para acabar com a vida de membro a membro da lista que ambos fizeram, a Lista Negra. A lista é composta por professores, alunos, pais. Ninguém é páreo para os dois. Desde então, os dois continuaram com A Lista Negra, uma forma de descontarem toda a sua dor . Mas em um certo dia, impulsionado por recentes ataques, Nick entra armado no Colégio Garvin disposto a matar todas as pessoas da lista, e, acertando também algumas pessoas por acidente, vítimas de bala perdida. Val, que se vê perdida no incidente, tenta parar o namorado, salvando a vida de uma pessoa da lista e acaba sendo atingida por uma bala, pouco antes de Nick atirar em si mesmo. (E acredite, isso não é spoiler, pois a história começa realmente após esse fato).

A partir disso, todos da escola começam a culpar Valerie pelo o que ocorreu. E o livro acaba por abordar uma questão: Ela é heroína ou culpada?   Pergunta esta, que nem mesmo ela consegue responder, ela se vê  refém de um grande drama psicológico. Valerie fica arrasada e quando volta finalmente ao colégio depois de ser internada, as coisas não vão muito bem assim, pois, se antes todos olhavam para ela com desprezo e pena, agora todos olham com medo e ódio, culpando ela pelo ocorrido.

Pra mim Val é uma das maiores vitimas do ocorrido, afinal ela era humilhada diariamente, e o que fez  foi apenas uma lista das pessoas que faziam bullying com ela, para desabafar com alguém e cuspir tudo aquilo que passava. Em nenhum momento ela imaginou que Nick levara a lista a sério e faria essa chacina. Ela foi desprezada por todo mundo, incluindo sua própria família e, perdeu o seu namorado de uma forma trágica, que mesmo sendo o autor dos assassinatos, é seu grande amor e único amigo. Eu achei ela uma protagonista extremamente forte, pois passar por tudo isso e ainda continuar firme não é nada fácil.

O que mais gostei nesse livro é que ele é narrado, alternando entre passado e presente. E ele é escrito de uma forma tão maravilhosa que não confunde o leitor.  Não sei o motivo, mas a autora nos faz refletir em sua escrita, o que nos deixa confusos em relação aos nossos sentimentos e é muito difícil tomar uma opinião sobre o ocorrido. Os personagens são bem elaborados e descritos. A diagramação do livro é maravilhosa, eu amo os livros da Editora Gutenberg. O papel é em pólen amarelo, a capa possui com ilustração soft touch, é simplesmente maravilhoso!

 Algumas citações:

“ Era bom fazer parte de um ‘nós’, com os mesmos pensamentos, os mesmo sentimentos, os mesmos problemas. Mas, agora, a outra metade desse ‘nós’ tinha ido embora e, deitada no meu quarto escuro, percebi que não sabia como me tornar eu mesmo de novo.”

“As pessoas fazem isso o tempo todo – acham que “sabem” o que está se passando na cabeça de alguém. Isso é impossível. É um erro achar isso. Um erro muito grande. Um erro que, se você não tiver cuidado, pode arruinar sua vida.”

“O tempo nunca acaba. Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há”

Nota:  Apenas cinco pois não posso dar mil.

Capas pelo mundo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s