[Crítica] As Sufragistas

Título original: Sufragette

Direção: Sarah Gavron

Duração: 1h46m


 

As-Sufragistas
 
Em “As Sufragistas”
nós, mulheres, nos sentimos representadas diante de uma luta que aparentemente é algo tão banal para uma sociedade patriarcal, o direito ao voto feminino. O filme é ambientado nos anos 10, onde a desigualdade salarial, social e politica é fortemente presente na sociedade inglesa. Em busca do direito ao voto igualitário para o sexo feminino, o movimento sufragista comandado por Emmeline Pankhurst (Meryl Streep) é visto como mulheres exageradas, não só pelos homens, como por algumas mulheres fora do movimento. Assim, cansadas de manifestar pacificamente, as manifestantes partem para a desobediência civil, sendo brutalmente reprimidas pela polícia e até mesmo pela família.

suffragette_ver15_620360

Dramas pessoais também estão presentes no longa, uma das protagonistas é Maud Watts (Carrie Mulligan), uma mulher casada, mãe, que trabalha em uma lavanderia diariamente para ganhar bem menos que os homens, inclusive seu marido trabalha no mesmo local, por um período de tempo menor e ainda assim ganha um salário maior que o dela, sendo que a mesma trabalha em condições  incabíveis comparado aos operários homens. Porém Maud não quer se aliar ao movimento sufragista. Porém, após ver sua colega de trabalho Violet comparecendo as reuniões na farmácia de Edith Ellyn (Helena Bonham Carter), começa a ter interesse e acaba se tornando uma ativista.

CayGF3EW0AEHqER

Senti falta de mais atuação da Meryl Streep no longa, porém o roteiro não deixa a desejar. A roteirista soube demonstrar de forma um quanto ácida o que nós mulheres sofremos desde os primórdios. Esta é uma obra perfeita para quem quer conhecer não só as opressões que as mulheres sofreram no decorrer do tempo, como para quem quer conhecer um pouco do movimento feminista.

Nota: 4 estrelas.
5-estrelas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s